O que são fertilizantes?

Os fertilizantes são insumos agrícolas que tem o objetivo de fornecer nutrientes para as plantas cultivadas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
QUAIS TIPOS DE FERTILIZANTES EXISTEM?

Existem os fertilizantes naturais, sintéticos, minerais e orgânicos e a mesclas de ambos.

TODAS AS PLANTAS PRECISAM DE FERTILIZANTE?

Todas as plantas precisam de nutrientes, que podem ser fornecidos em parte pelos já contidos nos solos, provenientes da sua formação, da matéria orgânica decomposta, por microrganismos fixadores de nutrientes da atmosfera (exemplo: o nitrogênio) ou que disponibilizam os fixados no solo como o fósforo. Porém, muitas vezes é necessário apoiar estas fontes com o uso dos fertilizantes (uma fonte externa de nutrientes). E também repor este ambiente com os nutrientes exportados pelas partes comercializadas das plantas, dos grãos, das fibras que carregam na sua constituição estes elementos nutricionais.

QUAIS OS FERTILIZANTES MAIS UTILIZADOS?

Entre os fertilizantes mais utilizados na agricultura estão os que fornecem os macros nutrientes, nitrogênio, fosforo e potássio. Sendo que, como fonte de nitrogênio, a ureia é o fertilizante mais utilizado, mas muitas vezes tem grande parte do nitrogênio contido perdido, chegando a 80% por volatilização na forma de amônia ou por lixiviação como nitrato. O fósforo contido nos fertilizantes é outro nutriente com baixo aproveitamento por ser fixado no solo, ficando indisponível para as plantas.

CONHEÇA O ZEOFERT

Imagine poder melhorar o desempenho destes fertilizantes, aproveitar melhor seus nutrientes, gerar uma economia nas aplicações associadas a maior produtividade das culturas, promover um ganho ambiental seja pela não contaminação de lençóis freáticos com a lixiviação ou o uso mais racional das reservas minerais, fonte de matéria prima para estes fertilizantes.

Tudo isso é possível com a utilização do Zeofert – mineral Zeólita Clinóptilolita.

Mas você deve estar se perguntando: como esse mineral atua?

Seus benefícios são possíveis principalmente por sua alta CTC (capacidade de troca catiônica), que permite que diversos elementos sejam adsorvidos e liberados com muita facilidade.

Sua aplicação pode ser feita na indústria, na produção de fertilizantes, fase de granulação, pode ser aplicado junto aos produtos granulados já prontos, em mescla com fertilizantes simples ou formulações de NPK.

Ficou com alguma dúvida? Escreva um e-mail para: ct@celtabrasil.com.br

*Este artigo foi escrito por Intens Neto do Departamento Técnico de Agricultura da Celta Brasil.