Ração como fonte de nutrição e saúde animal

Ração é o nome dado ao alimento completo dos animais, sendo calculada para que seus ingredientes forneçam a quantidade ideal de nutrientes necessária para a manutenção da saúde dos mesmos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
DIFERENTES TIPOS DE RAÇÃO ANIMAL

A ração animal pode ser fornecida com diferentes níveis de tratamentos – farelada, extrusada, peletizada ou autoclavada – tais variações podem ocorrer de acordo com a necessidade de cada espécie e o custo-benefício relacionado a cada modo de produção da ração. A forma mais conhecida é a ração seca fornecida aos cães e gatos que são alimentos extrusados.

O processo de extrusão consiste no tratamento térmico em altas temperaturas e sob pressão com intuito de melhorar o aproveitamento dos ingredientes pelo sistema digestivo desses animais, além de inativar alguns fatores antinutricionais que possam prejudicar a digestão desse alimento.

Em petshops é comum se deparar com uma marca que possui ração para filhotes, adultos e idosos. Isso acontece porque cada fase da vida apresenta necessidades nutricionais diferentes. Um cão filhote, por exemplo, está em crescimento e sua necessidade de cálcio e fósforo serão maiores que a de um cão adulto para que haja adequada formação óssea e por isso determinar para qual fase da vida essa ração será prepara é tão importante. Então, para a formulação de uma boa ração inicialmente é necessário saber para qual espécie e qual fase da vida se destina esse alimento e também qual a parte do mercado que se deseja atingir.

PETFOOD NO BRASIL

O seguimento de petfood no Brasil é divido em rações consideradas econômicas, que são bem baratas e apresentam as quantidades mínimas de nutrientes para a manutenção da vida do animal, as rações premium, que são um pouco mais caras por possuírem níveis maiores de nutrientes, ingredientes que são melhores digeridos e alguns aditivos que podem trazer mais benefícios, e as rações super premium, que são rações de alto custo, mas que prometem um benefício melhor a saúde do animal, com inclusão de ingredientes mais digestíveis e de aditivos que irão auxiliar a manter o animal mais saudável. Assim, conseguimos definir quais são as necessidades de nutrientes que aquela ração deve atender usando como base algum dos guias de recomendação como o da AAFCO (Association of American Feed Control Officials), o da FEDIAF (European Pet Food Industry Federation), ou o NRC (Nutrient Requirements of Dogs and Cats) e a partir disso escolher os ingredientes que melhor atendem e as quantidades em que devem ser empregados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
ADITIVOS NUTRITIVOS

Existem 4 tipos de nutrientes principais que são considerados a princípio na formulação: proteína, carboidratos, fibras e gorduras; e de um modo geral serão as necessidades desses nutrientes que irão guiar a inclusão dos ingredientes que entrarão em grande quantidade na formulação da ração. Outros dois importantes nutrientes a serem considerados são as vitaminas e minerais, porém, por esses serem necessários em menores quantidades (apenas algumas mg por Kg), costumam ser adicionados à ração em forma de premisturas conhecidas como Premix.

Além desses ingredientes considerados nutricionais, alguns outros elementos também precisam ser adicionados a ração para melhorar algumas características do alimento, sendo denominados de aditivos. Os aditivos podem ser organoléticos, tecnológicos, zootecnicos e nutricionais. Os aditivos organoléticos têm como objetivo melhorar as características sensoriais dos alimentos, esse é o caso dos palatabilizantes que são adicionados na ração para trazer mais aroma e sabor ao alimento. Já os aditivos nutritivos têm como objetivo inserir um nutriente isolado ao alimento, é o caso das vitaminas, dos minerais e também dos aminoácidos como a taurina usada para gatos. Enquanto os aditivos zootécnicos têm como objetivo melhorar o aproveitamento dos ingredientes, como o caso dos fitatos e enzimas.

CELPEC

O Celpec é um aditivo adsorvente para alimentação animal 100% natural. Ele é composto pela Zeólita Clinoptilolita, que possui estrutura cristalina e uma alta Capacidade de Troca Catiónica (CTC).

Dentre os aditivos a categoria de aditivos tecnológicos é a mais abrangente, englobando todos os aditivos que sejam uma tecnologia que traga benefício ao alimento ou ao animal, como é o caso dos conservantes que auxiliam a manter as características dos ingredientes por mais tempo e também do Celpec que é adicionado na ração de animais de companhia com o intuito de melhorar a qualidade das fezes dos animais, fazendo com que sejam mais secas e menos mal cheirosas, melhorando o convívio dos tutores com seus pets.

CELPEC é um produto para Nutrição Animal, seu uso para consumo humano NÃO é recomendado.

Quer saber mais? Escreva para a gente!

*Este artigo foi escrito por Thaiane Vieira do Departamento Técnico de Nutrição e Produção Animal da Celta Brasil.