Contaminação da Água por Ferro e Manganês

Se a água que está coletando tem coloração amarelada ou preta, provavelmente existem íons dissolvidos nela, como ferro e manganês.

Além disso, se a caixa da água fica com uma coloração avermelhada ao fundo ou nas bordas, pode ser um indicativo da presença de ferro.

Para quantificar a concentração desses elementos, basta realizar uma análise de água para ferro e manganês total.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
COMO O FERRO E MANGANÊS SE ORIGINAM NAS ÁGUAS

O ferro e manganês podem se originar naturalmente nas águas devido a dissolução de rochas contendo esses elementos, se apresentando sob diferentes estágios de oxidação como Fe2+, Fe3+, Mn2+ e Mn4+. Em períodos chuvosos, o carreamento de solos também eleva a concentração de ferro em águas superficiais (rios, represas, córregos, etc.).

O descarte de efluentes industriais também contribui para o aumento desses metais, uma vez que o ferro é utilizado em indústrias metalúrgicas e o manganês em indústrias de aço, baterias, fertilizantes e ligas metálicas.

QUAIS PROBLEMAS O FERRO E MANGANÊS PODE CAUSAR NA ÁGUA? 

Os íons de ferro e manganês podem conferir cor e sabor as águas. Além disso, propiciam incrustações, manchas em roupas e utensílios sanitários.

Em canalizações e sistemas de redes de distribuição, a presença de ferro pode causar contaminação da água a partir de bactérias ferruginosas.

COMO REMOVER O FERRO E MANGANÊS DA ÁGUA OU EFLUENTE?

Para remover os íons de ferro e manganês e adequar sua água para consumo, pode-se realizar uma oxidação (exemplo: hipoclorito de sódio) seguida de filtração.

O Watercel SFM é uma mídia filtrante utilizada para remoção desses metais, a partir da adsorção de suas formas solúveis (Fe2+ e Mn2+) e retenção física de suas partículas insolúveis (Fe3+ e Mn4+).

Possui eficiência na remoção de até 10 mg/L de ferro e 5,0 mg/L de manganês; adequando sua água aos valores permitidos – ferro total: 0,3 mg/L e manganês total: 0,1 mg/L – conforme Portaria GM/MS nº 888/2021.

POSSO UTILIZAR O WATERCEL SFM PARA CONCENTRAÇÕES MAIORES QUE 10 MG/L PARA FERRO E 5,0 MG/L DE MANGANÊS?

Sim. Entretanto, deve-se realizar uma decantação prévia antes da passagem pelo filtro contendo Watercel SFM.

Quer saber mais? Consulte nosso departamento técnico, enviando um e-mail para ct@celtabrasil.com.br