O que é turbidez na água?

Para que uma água seja adequada para consumo humano, existem parâmetros de avaliação que indicam sua potabilidade. Atualmente, a legislação vigente no Brasil é a Portaria do Ministério da Saúde GM/MS Nº 888 de 04 Maio de 2021, a qual indica que a turbidez deve ser ≤ 5 uT em qualquer ponto da rede de distribuição.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
BEM, MAS O QUE É TURBIDEZ?

A turbidez é um parâmetro físico que indica a existência de materiais em suspensão e/ou coloidais na água, mensurando a difração da passagem de luz devido a presença destes sólidos. De origem diversas, esses sólidos podem ser inorgânicos (como silte, argila, areia e metais precipitados) e/ou orgânicos (material orgânico em decomposição, algas, bactérias, entre outros).

POR QUE A TURBIDEZ OCORRE?

Em águas superficiais, a turbidez pode ser ocasionada por processos de erosão do solo ou em períodos chuvosos, o qual provocam o carreamento de sedimentos para os cursos d’água e aumentam sua turvação. Em águas subterrâneas esse parâmetro comumente apresenta valores menores, entretanto, pode vir a se elevar devido à presença de metais precipitados, fontes de contaminação (óleos, esgotamento sanitário) ou bactérias.

COMO TRATAR UMA ÁGUA COM TURBIDEZ?

A forma mais comum, tradicional e eficiente é a filtração através de leitos granulares, sendo os mais comuns: zeólitas, areias, carvão antracito e quartzo.

Durante a percolação da água os sólidos ficam retidos nos espaços vazios formados entre os grãos, o que ocorre devido a diferença de tamanho das partículas.

A Celta Brasil possui o Watercel ZN, um produto a base de zeólita natural, utilizado para remover turbidez de águas ou efluentes. Promove economia de água, maiores carreiras de filtração além de possuir o laudo de inocuidade – demonstrando que não oferece risco algum à saúde humana.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Este artigo foi escrito pelo Departamento Técnico de Tratamento de Água e Efluentes da Celta Brasil.

Ficou com alguma dúvida? Escreva um e-mail para: ct@celtabrasil.com.br