Uso de Zeólitas para tratamento de água e efluentes – Parte 2

O sistema da ETA convencional é normalmente composto por pré-cloração, coagulação e floculação mediante uso de dosagem de sais de ferro ou alumínio, sedimentação, filtração e adição de químicos (correção de pH, cloro e flúor). A zeólita natural pode ser emprega substituído os tradicionais filtros de areia.

Martins Neto e Di Serio (2015) realizaram uma pesquisa onde principal objetivo foi avaliar em escala piloto o desempenho do meio filtrante com uso de zeólita natural, cujas características são apresentadas na tabela 2, quanto à redução da turbidez a fim de obter valores abaixo de 0,5 NTU, conforme estabelece o Ministério da Saúde em sua Portaria Nº 2914 de Dezembro de 2011.

Tabela  2 – Principais características da zeólita natural granular

Parâmetro Valor Unidade
Densidade aparente 0.98 kg/L
Granulometria 0.4 a 1.0 mm
Coeficiente de uniformidade 1.60
Diâmetro efetivo 0.66 mm
Porosidade interna 0,45

Fonte: Martins Neto e Di Serio (2015)

O estudo foi efetuado em municipal localizada no litoral norte de São Paulo, esta ETA é composto por pré-cloração, Coagulação e Floculação mediante uso de dosagem de Sulfato de Alumínio, Flotação por ar dissolvido, seguido de Filtração e Cloração (via cloro gás).

Figura 5 – Esquema básico da estação de tratamento de água. Fonte: Martins Neto e Di Serio (2015).

Devido ao arranjo do sistema de floto-filtração, o filtro da ETA opera com pressão de 2,5 MCA aproximadamente constante por toda a carreira de filtração. Já a unidade piloto opera com pressão inicial de 0.5 MCA, sendo a perda de carga máxima admitida 2,0 MCA (devido a características do equipamento).

A água empregada para efetuar a retrolavagem da unidade piloto é a mesma utilizada nos filtros da ETA (água final do processo). As vazões de retrolavagem adotadas para a piloto foram de 3,54L/min (25 m³/m².h) à 4,96 L/min (35 m³/m².h), sem a utilização de ar comprimido.

Figura 6 – Resultados da performance da zeólita natural utilizada na filtração convencional de água decantada em filtro tipo aberto. Fonte: Martins Neto e Di Serio (2015).

 

Ainda segundo os autores a zeólita natural apresente excelente capacidade de filtração, operando por mais de 30 horas e produzindo água com turbidez inferior a 0.5 NTU por mais de 30 de operação, mesmo sob picos de entrada. Outro ponto interessante e da não necessidade de retrolavagem com ar para limpeza do leito.