Osmose Reversa: entenda como funciona

Descomplicando o pré-tratamento de Osmose Reversa com Watercel ZN

 

Você já parou para pensar que muitos processos industriais precisam de água pura? Como são feitos os cosméticos que você usa, os fluidos do seu carro e os tratamentos médicos em hospitais?

A Osmose Reversa transforma água com sais em água pura. Vamos vercomo o Watercel ZN pode ser aliado da Osmose Reversa nessa jornada de pureza?

 

O que é Produção de água por Osmose Reversa?

 

Um sistema de OR é projetado para remover íons da solução. A rejeição média dos diversos tipos de íons se encontra na faixa entre 97% e 99%, dependendo da natureza do íon e do tipo de membrana usada. 

Embora as membranas de OR também atuem como barreiras aos sólidos em suspensão, não é recomendável que sejam usadas para esse fim. 

Se a água de alimentação contiver sólidos em suspensão, isso sujará as membranas. Além disso, aumentará a pressão e exigirá limpeza constante. Por fim, diminuirá a vida útil das membranas.

Desta forma, de modo que se evite a formação de “fouling”, é necessário o uso de um pré-tratamento adequado para remover os sólidos em suspensão presentes na água de alimentação do sistema de OR. 

Os usos mais comuns para OR são para dessalinização da água do mar e água salobra, para fins industriais e potáveis. À medida que a necessidade de água aumenta, mais plantas de OR são usadas para tratar águas residuais e reutilizá-las.

Este tipo de aplicação demandará o uso de sistemas de pré-tratamento mais robustos.

 

Como Funciona a Osmose Reversa:

 

  • Pré-filtração: antes de entrar no estágio principal de osmose reversa, a água passa por uma etapa de pré-filtração para remover partículas maiores e impurezas que poderiam danificar a membrana (principalmente os sólidos suspensos).
  • Membrana Semipermeável: a água pressurizada é então forçada através de uma membrana semipermeável muito fina e especializada. Essa membrana permite que aproximadamente 99% das moléculas de água passem, enquanto bloqueia a passagem de praticamente todas as outras substâncias.
  • Água Purificada: o resultado desse processo é a água altamente purificada, coletada em um lado da membrana. Essa água purificada é boa para usos sensíveis, como hospitais, produtos químicos, cosméticos, eletrônicos, laboratórios, metais e impressão.
  • Rejeitos: As impurezas, sais e contaminantes são retidos do lado da membrana onde a água não passou. Esses rejeitos são então descartados.

A osmose reversa é amplamente utilizada em sistemas de tratamento de águas industriais e usinas de dessalinização. Seu objetivo é produzir água pura a partir de água do mar, tornando-a potável.

 

Watercel ZN: Seu escudo protetor

 

Agora que entendemos a teoria, vamos apresentar o Watercel ZN, o escudo que protege a membrana. Esse produto atua como um protetor da Osmose Reversa, eliminando partículas indesejadas que possam promover a deposição de sólidos na membrana.

 

Quais os Benefícios do Watercel ZN?

 

  • Proteção: graças ao Watercel ZN, as partículas sólidas não chegarão a membrana, protegendo o sistema contra o fouling.
  • Alta produção de água: produza maiores quantidades de água em uma mesma unidade de filtração, economize no investimento do seu sistema.
  • Fácil de Instalar e Usar: nada de complicação. O Watercel ZN é projetado para ser fácil de instalar e manusear, tornando o seu “combo” de água pura simples e acessível.
  • Economia a Longo Prazo: ao investir em Watercel ZN, você está investindo na qualidade de vida e economizando a longo prazo. Menos gastos com reposição do leito e água de retrolavagem.

Conclusão: Água Pura ao Seu Alcance

Agora que você sabe o papel do Watercel ZN em sua jornada com um sistema de Osmose Reversa, está ciente que a água pura pode conter um protetor único ao seu alcance 💧✨Descubra mais conversando com nossa equipe técnica!