Histórias Celta Brasil: conheça a trajetória do Marcos

Neste momento especial em que celebramos o 25º aniversário da Celta Brasil, é importante reconhecer e honrar a dedicação e o esforço de nossos colaboradores ao longo dos anos. 

Para entender melhor os desafios enfrentados por nossa equipe e suas contribuições para o nosso sucesso, realizamos uma entrevista com um membro em especial. 

Hoje, conversaremos com um dos colaboradores mais antigos da empresa, Marcos Souza, para discutir sua experiência e os desafios que enfrentou ao longo de sua jornada conosco.

1. Como você ingressou na empresa? 

Na época, meu curriculum estava em um site de busca de vagas, fui contatado pela Celta e me fizeram algumas perguntas do gênero, você está livre no momento, quer enfrentar um novo desafio? Me recordo na ocasião que estava dentro do metrô indo sentido ao centro de São Paulo, saí na parada seguinte para não perder sinal de celular, e continuei a conversa com a pessoa. 

Me chamou muito a atenção quando ela me disse que a proposta da Celta seria bem desafiadora, porque a empresa trazia para o mercado brasileiro um mineral utilizado largamente fora do país, mas aqui ainda necessitava desenvolvê-lo. 

Outro ponto colocado por ela foi que eu poderia interagir em diversos mercados, sendo eles: agricultura, nutrição animal, detergentes em pó, tratamento de água, entre outros. Na hora achei interessante e desafiador, porque sempre tive esse viés de querer sempre buscar coisas novas e que precisam de uma atenção mais técnica e não somente uma venda puro e simples. 

Histórias Celta Brasil: conheça a trajetória do Marcos que está ha 18 anos na Celta

2. Qual foi a motivação por trás da sua decisão de fazer parte desta jornada de 25 anos?

Engraçado que combinei uma entrevista, fui, conversei com nosso CEO na época e ficaram de me responder futuramente. Imaginei que receberia a resposta logo, mas se passaram mais de 30 dias e nada. 

Eu estava com uma proposta pré-definida e iria viajar no final do mês de abril, porém não me sentia confortável com a outra proposta, daí liguei para a Celta e perguntei se a vaga seria definida, porque estava por escolher outra, mas gostaria muito de fazer parte do time Celta. Acabaram por definir a minha contratação e vim para a Celta, e estou aqui desde o dia 09/05/2005.

3. Pode nos contar um pouco sobre sua função atual na Celta Brasil e como ela evoluiu ao longo do tempo?

Hoje na área comercial atendo a um grupo de clientes selecionados pela nossa gestão e supervisiono a equipe de tratamento de água da região sudeste/sul. Apoio a gestão nas tomadas de decisões de alguns assuntos relacionados ao setor de tratamento de água. 

Organizo dados da equipe comercial, participo de reuniões de produção e comercial, sendo o elo de comunicação entre a empresa e a equipe. No início como vendedor, o que mais me motivava era simplesmente, fechar mais um pedido, mais um projeto… Isso era uma vitória pessoal, pois com a minha contribuição, iríamos crescer mais e mais.

Conheça a trajetória do Marcos que está ha 18 anos na Celta

4. Durante sua trajetória na Celta Brasil, qual considera ser sua maior conquista pessoal? Como essa conquista impactou a empresa?

Eu diria que ao longo de mais de 18 anos, tive muitas conquistas pessoais e que impactaram positivamente a empresa, como:

  • Trouxe importantes contatos que projetavam à Celta na mídia, participando de encontros técnicos do setor de H₂O.
  • Sendo um importante elo de ligação do cliente com a Celta, trouxe em diversos momentos, fatos que para nossos técnicos seriam de grande valia para colocar o produto cada vez mais competitivo no mercado.
  • Participei ativamente de diversos projetos apostando em um segmento de mercado que seria dado como inovação do segmento, digo do mercado de pré-tratamento de osmose reversa. Hoje inclusive temos a informação de um grande cliente nosso que comentou que sim, é tido como inovação mundial.
  • Participei no desenvolvimento em campo de nosso produto Filtrocel, trazendo para nosso time técnico importantes informações que seria utilizado para melhorar nosso produto no mercado.
  • Auxiliei um importante departamento público federal a elaborar um projeto de tratamento de água para comunidades carentes.
  • Dado a nossa condição de sempre atender bem o nosso cliente, fechamos um importante projeto. Por conta do grande volume temos um fornecimento bem expressivo. 
Histórias Celta Brasil: conheça a trajetória do Marcos Souza

5. Qual é o papel dos colaboradores na construção e no sucesso de uma empresa que completa 25 anos?

Sempre estar alinhado aos três princípios básicos de sustentação que são, missão, visão e valores e em resumo de cada um deles:

  • Missão: Prover de maneira sustentável as melhores soluções em tecnologia de zeólitas, superando as expectativas de nossos clientes.
  • Visão: Ser a empresa mais confiável e rentável para soluções sustentáveis à base de tecnologias com a aplicação de zeólitas.
  • Valores: Sempre pensando na Sustentabilidade, Inconformismo Positivo, Capacidade de Execução, Cooperação, No foco do Cliente, e Reconhecimento.

6. Quais são as lições mais importantes que a Celta Brasil aprendeu ao longo de sua história?

Que ela pode ser referência (e se tornou) no mercado com soluções em diversos mercados de produtos à base de Zeólitas.

7. O que você acredita que diferencia a Celta Brasil das demais empresas e a torna tão especial após 25 anos de existência?

Ela conseguiu trazer para entendimento o uso da zeólita, e que todos têm tido essa preocupação em exercer o que descreve a nossa missão, visão, valores. Vejo em todos os departamentos, todos tendo essa preocupação e seguindo sempre para fazer o seu melhor.

8. Quais são suas expectativas para o futuro da empresa nos próximos 25 anos?

É como sempre eu digo em nossos encontros de equipe: nós temos muito mercado a conquistar, muitas aplicações que ainda não dominamos e que às vezes já temos o produto/solução pronta, porém vamos um passo de cada vez.

Histórias Celta Brasil: conheça a trajetória do Marcos que está há 18 anos trabalha na Celta

9. Que conselhos você daria aos novos colaboradores que estão se juntando à empresa agora, à luz de sua experiência de 18 anos aqui?

Seja sempre uma pessoa aberta a aprender, não sabemos de tudo, mas sempre o seu colega pode ter algo precioso que vai te ajudar, não deixe de ajudar, mesmo que a pessoa não te pediu. Estude, saiba sempre que o nosso cliente é uma das peças mais importante de nossa história, tenha certeza que você não vai acertar sempre, mas que tenha capacidade de reconhecer e lutar para fazer sempre o seu melhor.

Histórias Celta Brasil: o Marcos Souza que trabalha há 18 anos na Celta